Laudos de Estruturas e Fundações

Qual a função de um laudo estrutural?

O laudo estrutural tem várias funções e o tipo de análise que será feita depende do tipo de elemento ou estrutura a ser analisado.

Uma edificação seja de qual tipo for é composta por:

  • elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, marquises)
  • elementos estruturais de fundação (estacas, sapatas, blocos, radiers)
  • elementos estruturais de contenção (muros de arrimo, paredes diafragma, paredes de alvenaria estrutural, paramentos de perfis metálicos + pranchas de concreto e etc.)
  • elementos estruturais complementares (caixas de elevadores, escadas, reservatórios elevados, reservatórios enterrados, rampas, piscinas).

Os edifícios e edificações são projetados para resistirem aos carregamentos que serão aplicados a eles (peso próprio, ventos, veículos, cargas de pessoas, cargas de vidros, de pisos, de revestimentos, de contra pisos, impactos de pessoas saltando (academias e etc.) e neste momento identificamos a importância do Laudo Estrutural.

Os edifícios e edificações são projetados para atenderem a um coeficiente de segurança (reserva de carregamentos a que poderá estar sujeito um dia).

Quando ocorre algum problema em algum elemento estrutural significa que aquele elemento está com coeficiente de segurança baixo e pode atingir a ruptura. É exatamente neste ponto que o Laudo Estrutural vai ser útil.

As rupturas podem ser locais (quando apresentam risco local) ou generalizadas, quando a ruptura de um elemento específico pode levar a ruptura e desabamento de toda a estrutura.

As principais funções de um laudo Estrutural são:

Para estruturas com problemas:

  • Analisar a causa de alguma patologia ou anomalia detectada nos elementos estruturais, investigar a resistência dos materiais (concreto, aço, madeira), analisar os carregamentos existentes, analisar o projeto inicial da estrutura, concluir se há algum erro de projeto ou erro de execução ou problema de qualidade dos materiais.
  • Avaliar o nível de segurança atual da edificação com problemas
  • Determinar se a edificação deve ou não ser reforçada ou mesmo ser interditada temporariamente
  • Determinar possíveis soluções e projetos adicionais a serem realizados, para re-estabelecer o perfeito desempenho da estrutura, garantindo os coeficientes de segurança necessários exigidos pelas normas brasileiras de estruturas e fundações

Para estruturas sem problemas:

  • Avaliar se a estrutura continuará segura se for feita uma reforma ou ampliação com aumento de carregamento.

O que é necessário para contratar um laudo?

O cliente preencherá rapidamente um pequeno questionário e nos enviará fotos do problema.

Faremos rapidamente a análise do problema relatado no questionário e entraremos em contato em até 2h dependendo da gravidade do problema, ou até 24h se o problema for de média importância.

Enviaremos uma proposta técnica via e-mail e, se aprovada, faremos a 1ª inspeção técnica estrutural, que dura em torno de 4 a 5 horas, para avaliar detalhadamente o problema e a sua extenssão e todo o edifício.

Em geral fazemos duas inspeções técnicas, ou mais se necessário.

Nestas inspeções são realizadas:

  • Documentação fotográfica,
  • Medidas de dimensões de elementos estruturais,
  • Análise de documentos de projetos existentes,
  • inspeção cuidadosa dos materiais,
  • Se necessário, fazemos aberturas de janelas de inspeção para avaliarmos os materiais da estrutura.

Entregáveis:

Emitimos um laudo de vistoria com indicativo de soluções e procedimentos recomendados, com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).